Demorei MUITO para escrever sobre esta HQ...
Mas, por outro lado, também demorei para conseguir a minha cópia, então acho que ficam elas por elas, certo? Pois vamos à resenha.
O álbum, em tamanho grande, é um mergulho na vida de Samantha, uma garota desde a infância assombrada por pesadelos terríveis, que aos poucos desenvolve tal familiaridade com esses pesadelos que permite a ela se tornar parte deles. Partindo desta premissa, somos levados por uma narrativa de exploração dos sentimentos e do psicológico de Samantha, bem como a ligação desses fatores com suas capacidade dentro do mundo dos sonhos. Afinal, não são justamente nossos sentimentos e nossos traumas que definem quem somos em nossos sonhos e pesadelos?
Chama a atenção o cuidado da roteirista Ana Recalde (praticamente uma máquina de escrever terror psicológico) ao descrever sentimentos como a inadequação adolescente, a decepção sentimental e a rebeldia contra a autoridade em uma luz que não se rende a estereótipos banais, bem como mostrar um mundo de pesadelos que muito bem poderia ser visto como um contraponto ao Sonhar apresentado por Neil Gaiman em Sandman na ausência de seu monarca.
O traço de Denis Mello também chama a atenção, seguindo uma vertente quase expressionista, na qual a realidade do mundo desperto tem uma certa dureza contrastada pela imaterialidade pervasiva das cenas oníricas.
Não é uma leitura leve, muito menos algo para se ler uma vez e depois deixar de lado, é um trabalho profundo, no qual podemos sentir o envolvimento dos autores e que deve ser lido com igual dedicação.
Beladona
De Ana Recalde (roteiro) e Denis Mello (Desenhos)
200 páginas
2014
Comentários
Postar um comentário